Faculdade São Luís de França

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.2

Neuropsicopedagogia - PROPRIÁ

Diferenciais do Curso

O curso oferece uma formação sólida em neurociência e psicopedagogia, permitindo ao profissional uma aplicação prática tanto em clínica neuropsicopedagógica, quanto no trabalho pedagógico de sala de aula. Assim sendo, o estágio poderá acontecer nas instituições parceiras da FSLF. Além disso, o aluno contará com uma completa estrutura de ensino e equipe de profissionais com excelente titulação acadêmica, sintonizados com o mercado de trabalho.

Informações:(79) 9 9907-0766 - Geosimar Nunes

Características

  • Carga Horária 400 Horas
  • Periodicidade
  • Horário
  • Local
  • Investimento Matrícula (R$ 49,90) + 20 parcelas de R$ 175,00
  • Benefício

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a FSLF

Informações do Curso

Objetivo Geral • Proporcionar uma formação ampla que passa pelos conceitos de ciências neurológicas, psicopedagogia, educação especial, deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento bem como apresentar recursos e técnicas para que os profissionais estejam aptos a lidar com o desenvolvimento, comportamento e a aprendizagem.   Objetivos Específicos • Oferecer aos psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e professores com licenciatura plena, complementação à sua formação inicial, face às crescentes dificuldades de aprendizagem encontradas nas escolas, tanto públicas quanto particulares, e outras instituições que estão envolvidas com os processos de ensino aprendizagem, relacionando os aspectos neurológicos. • Formar especialistas para atuar nos enfoques clínico e institucional com base no enfoque neurológico do processo de aprendizagem. • Elaborar pareceres de encaminhamento auxiliando a compreender o processo do ato de aprender na sua complexidade.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (horas) EMENTA
Introdução a Neurociências e Neuroanatomofisiologia 20 História da Neurociência. Neuropsicologia, Neuroeducação e Neuropsicopedagogia. Análise das discussões sobre o objeto e o campo de atuação. Bases anatômicas e fisiológicas do Sistema Nervoso; Estrutura do neurônio e sinalização neuronal; Mecanismos excitatórios e inibitórios; Estruturas corticais e subcorticais e suas funções; Neuroplasticidade
Neurociências aplicada a educação - Introdução a Neuropsicopedagogia 20 O sistema nervoso e os órgãos dos sentidos (anatomia/fisiologia). Centros nervosos da aprendizagem e da memória. Centros nervosos da comunicação verbal e escrita. Prontidão para a aprendizagem. Normalidade e anormalidade psíquica. Desenvolvimento somático-psíquico na infância e na adolescência.
Neuropsicologia do desenvolvimento humano: aspectos inatos e adquiridos no meio social 20 Teoria do comportamento humano e transtornos psiquiátricos: modelo médico versus modelo comportamental; análise do comportamento aplicada ao contexto dos transtornos psiquiátricos: tendências, possibilidades e limites; Técnicas e procedimentos de intervenção para lidar com transtornos comportamentais; ética e controle coercitivo do comportamento.
Psicologia da Aprendizagem e Distúrbios de Aprendizagem 40 A importância da aprendizagem na vida humana. Definindo aprendizagem. Processos características da aprendizagem. Elementos fundamentais da aprendizagem. Linhas teóricas de interpretação da aprendizagem. Distúrbios da Aprendizagem.
Neuropsicopatologias: Transtornos e síndromes 20 Síndromes e transtornos neurológicos mais prevalentes na clínica da neuropsicologia; Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF); etiologia, fisiopatologia, sinais e sintomas, aspectos cognitivos e neuropsicológicos de cada síndrome e transtorno; Avaliações; Reabilitação.
Modalidades da Atenção e Consciência - Memória 20 Apresentação das funções mentais superiores. Conceituação das principais funções neuropsicológicas e os distúrbios correspondentes a elas.
Funções visuoconstrutivas e destreza motora 20 Aplicação e integração de conhecimentos de Controle Motor, Aprendizagem Motora e Desenvolvimento Motor a situações reais com base na metodologia de resolução de problemas.
Funções executivas e comportamento adaptativo 20 Conceituação e desenvolvimento do funcionamento neuropsicomotor e suas respectivas funções. Apresentação do desenvolvimento motor e os distúrbios correspondentes a estas funções.
Psicomotricidade e distúrbios psicomotores 20 A Psicomotricidade, conceito e áreas de atuação. O Desenvolvimento Motor e as áreas da Psicomotricidade. Distúrbios Psicomotores. Taxonomia Motora aplicada a crianças de 02 a 06 anos. Evolução Psicomotora dos 03 aos 06 anos. Educação Psicomotora na idade Pré-Escolar. Atividades e exercícios psicomotores. O Exame Psicomotor.
Educação Inclusiva e Ética Profissional 20 História do atendimento clínico e educacional às pessoas com deficiências. Paradigma da inclusão e Paradigma da integração. Discussão sobre as diferenças. Os preconceitos em relação às diferenças. Incidências da inclusão sobre o psiquismo dos educadores. Situações de hospitalização e aprendizagem. Apoio psicopedagógico à inclusão escolar. Ética profissional.  
Didática e Metodologia do Ensino Superior 20 Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um “novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar (ENSINAGEM).
Intervenções Neupsicopedagógicas: Autismo e Síndrome de Down 20

Enfatizam-se as bases neuropsicopedagógicas para a intervenção e aprendizagem, bem como são tratados pontos da normalidade e da defasagem e pautas para uma ação neuropsicopedagógica.

Intervenções Neupsicopedagógicas: Paralisia Cerebral e TDA-H 20 Enfatizam-se as bases neuropsicopedagógicas para a intervenção e aprendizagem, bem como são tratados pontos da normalidade e da defasagem e pautas para uma ação neuropsicopedagógica.
Avaliação Neuropsicopedagógica e Instrumentos de Avaliação 40 Conceito de aprendizagem. Visão geral das teorias da aprendizagem. Introdução ao estudo dos problemas de aprendizagem. Identificação, análise e diagnóstico de problemas de aprendizagem. Diferentes aspectos de intervenção. Elaboração e avaliação de plano de intervenção.
Metodologia do Trabalho Científico 20 Fichamento, resenha, leitura e interpretação de texto. Organização do trabalho científico. Construção de referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisas. Observação sistemática e assistemática. Elaboração de projeto e artigo científico.
Estágio em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional: Prática e Relatório 60 Observação exploratória da realidade.. Elaboração de um projeto de atendimento a crianças com dificuldades de aprendizagem ou com necessidades especiais, visando uma avaliação, um diagnóstico e uma proposta de intervenção terapêutica. Relatório completo com a exposição descritiva do atendimento ou estudo de caso. Realização da supervisão e da elaboração do relatório de estágio Clínico. Busca de soluções na perspectiva institucional. Aplicação e prática de avaliação diagnóstica e intervenção institucional. Planos e projetos institucionais. Realização da supervisão e da elaboração do relatório de estágio Institucional.
Total 400  
Faculdade São Luís de França
(79) 3214-6300