Faculdade São Luís de França

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.2

Metodologia do Ensino da Matemática

Diferenciais do Curso

O curso oferece completa estrutura de ensino, composto por uma equipe de profissionais com excelente titulação acadêmica, sintonizados com o mercado de trabalho e, consequentemente, com o sistema educacional. As atividades práticas poderão ser realizadas no próprio ambiente de sala de aula da pós-graduação, da graduação e/ou até mesmo em instituições conveniadas.

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Características

  • Carga Horária 360 horas
  • Periodicidade Um encontro semanal às sextas-feiras ou Um encontro mensal aos finais de semana (sábado e domingo)
  • Horário Sextas-feiras: das 18h às 22h OU Sábado e Domingo: 08h às 12h e das 13h às 18h
  • Local Faculdade São Luís de França - Aracaju
  • Investimento Matrícula + 20 parcelas de R$ 222,00
  • Benefício 10% de desconto para pagamentos efetuados até a data do vencimento. Descontos especiais para egressos do grupo Tiradentes e de empresas conveniadas.

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Informações do Curso

Objetivo Geral • Proporcionar um consistente embasamento teórico metodológico da Educação do ensino da Matemática, no contexto atual viabilizando a formação de um professor reflexivo e pesquisador.   Objetivos Específicos • Adquirir um bom domínio das teorias de ensino-aprendizagem, a fim de adequá-las aos conteúdos matemáticos; • Possibilitar aos docentes que lecionam no Ensino Fundamental e Médio reflexões sobre novas propostas de metodologia do ensino da Matemática, assegurando uma prática condizente com as pesquisas mais recentes na área; • Formar um professor-pesquisador capacitado a questionar os programas e as sequências de ensino vigentes
Profissionais licenciados em Matemática, Economia, Contabilidade e área afins.
A metodologia do curso será desenvolvida, basicamente, a partir de atividades teóricas e práticas, que contemplarão aulas expositivas, debates, estudos de casos, seminários, colóquios, e outras dinâmicas adequadas a cada momento pedagógico, que culminarão ao final do curso com a produção de um artigo científico.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (horas) EMENTA
Metodologia do Trabalho Científico 20 Fichamento, resenha, leitura e interpretação de texto. Organização do trabalho científico. Construção de referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisas. Observação sistemática e assistemática. Elaboração de projeto e artigo científico.
Psicologia da Aprendizagem e Distúrbios da Aprendizagem 40 A importância da aprendizagem na vida humana. Definindo aprendizagem. Processos características da aprendizagem. Elementos fundamentais da aprendizagem. Linhas teóricas de interpretação da aprendizagem. Distúrbios da Aprendizagem.
Desenvolvimento do Conhecimento Matemático na Infância e na Adolescência 20 Modos de entender a matemática a partir dos parâmetros curriculares nacionais; recursos teóricos para análise e crítica de situações de sala de aula; estudo crítico de procedimentos de avaliação dos professores de matemática e análise de algumas abordagens alternativas; resolução de problemas na matemática escolar; didática para o ensino fundamental, ensino médio e superior.
Avaliação Educacional 40 Concepções e correntes da avaliação educacional no Brasil. Sistema de Avaliação da Educação Básica. Técnicas de avaliação. Pressupostos teóricos e metodológicos da avaliação educacional no ensino superior. As relações técnico-político-pedagógicas da prática avaliativa. Planejamento, execução e avaliação no meio acadêmico. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino de Aritmética 40 O ensino dos números: os números na Matemática; os números no currículo de Matemática; problemas na aprendizagem dos números; abordagens didáticas no ensino dos números; avaliação das aprendizagens em números. Operações fundamentais da Aritmética. Algoritmos para as operações fundamentais em sistemas de numeração posicionais. Algoritmos históricos. Sistemas de numeração históricos. Etno-sistemas. Sistemas de numeração posicionais. Reflexão, discussão e problematização em torno de temas e tópicos fundamentais do ensino aprendizagem de matemática. Análise de situações, seleção e aplicação de metodologias para o desenvolvimento dos conteúdos de ensino fundamental e médio. Preparação de materiais auxiliares.
Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino da Álgebra 20 O ensino da Álgebra: a Álgebra na Matemática; a Álgebra no currículo de Matemática; problemas na aprendizagem da Álgebra; abordagens didáticas da Álgebra; avaliação das aprendizagens em Álgebra. A álgebra nos manuais escolares. História da Álgebra, da antiguidade aos nossos dias. A Álgebra no currículo escolar. Cálculo algébrico simbólico em calculadoras: potencialidades e implicações curriculares. Desigualdades. Padrões aritméticos e geométricos como uma vertente da álgebra. Pensamento algébrico. Introdução à lógica. Conjuntos numéricos. Aspectos históricos e metodológicos da álgebra.
Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino da Geometria 20 O ensino da Geometria: a Geometria na Matemática; a Geometria no currículo de Matemática; problemas na aprendizagem da Geometria; abordagens didáticas no ensino da Geometria; avaliação das aprendizagens em Geometria. Sólidos geométricos. Figuras planas. Ângulos e medidas. Geometria não-Euclidiana. Aspectos históricos e metodológicos da Geometria. Alternativas para o ensino da Geometria: dobraduras, experimentos, uso de softwares.
Tecnologia Educacional 40 O que é tecnologia. A utilização de novas tecnologias no ambiente de trabalho. Melhoria do rendimento escolar com o uso da tecnologia. Controle e Avaliação de novas tecnologias.
Prática de Ensino 20 Organização e Planejamento da Prática Pedagógica no ensino superior. Orientação do processo de ensino-aprendizagem a partir da caracterização e da problematização da ação docente na prática efetiva em sala de aula. Criação de metodologias ativas e participativas para o processo de aprendizagem.
Didática e Metodologia do Ensino Superior 20 Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um “novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar (ENSINAGEM).
Laboratório do Ensino da Matemática 20   Abordagem de temas desenvolvidos em sala de aula à luz das teorias construtivistas. Produção e exploração de materiais didáticos de baixo custo para mediação de ensino aprendizagem voltada para o Ensino Fundamental e médio. Análise de textos produzidos e de livros didáticos e paradidáticos. Produção de fichas de trabalho para o ensino Fundamental e médio.
Pedagogia de Waldorf 20 Conceito de Antroposofia. Concepção de desenvolvimento do ser humano introduzida por Rudolf Steiner. Aspecto físico, anímico (psicoemocional) e espiritual, de acordo com as características e faixa etária. O ensino teórico acompanhado pelo prático, com grande enfoque nas atividades corpóreas (ação), artísticas e artesanais; o cultivo das atividades do pensar inicia-se com o exercício da imaginação, do conhecimento dos contos, lendas e mitos...
Seminário de Pesquisa 40 Fundamentos metodológicos para elaboração do artigo. Elementos básicos constituintes do artigo. Manual de Normas da Instituição e ABNT. Brainstorm. Definição do tema de pesquisa e elaboração do artigo científico.
Trabalho de Conclusão de Curso - O trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração individual de um artigo científico, orientado por um professor do curso.
Total 360  
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(79) 3214-6300