Faculdade São Luís de França

PÓS-GRADUAÇÃO
2019.1

Língua Portuguesa e Literatura

Diferenciais do Curso

O curso oferece completa estrutura de ensino, composto por uma equipe de profissionais com excelente titulação acadêmica, sintonizados com o mercado de trabalho e, consequentemente, com o sistema educacional. As atividades práticas poderão ser realizadas no próprio ambiente de sala de aula da pós-graduação, da graduação e/ou até mesmo em instituições conveniadas.

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação FSLF

Características

  • Carga Horária 360 horas
  • Periodicidade Um encontro semanal às sextas-feiras ou Um encontro mensal aos finais de semana (sábado e domingo)
  • Horário Sextas-feiras: das 18h às 22h OU Sábado e Domingo: 08h às 12h e das 13h às 18h
  • Local Faculdade São Luís de França - Aracaju
  • Investimento Matrícula + 20 parcelas de R$ 222,00
  • Benefício 10% de desconto para pagamentos efetuados até a data do vencimento. Descontos especiais para egressos do grupo Tiradentes e de empresas conveniadas.

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a FSLF

Informações do Curso

Objetivo Geral • Propiciar a atualização de conhecimentos literários, gramaticais e linguístico-culturais, para que sirvam de instrumentos de aperfeiçoamento da prática, bem como de ouras atividades que compreendem o fazer humano.   Objetivos Específicos • Aprofundar conhecimentos sobre as teorias atuais da linguagem, leitura, escrita e gêneros do discurso verbal e não verbal; • Aperfeiçoar o uso da língua, na compreensão de teorias linguísticas e no desdobramento dos estudos literários; • Compreender os variantes linguísticos da língua portuguesa e sua relação com os diferentes contextos socioculturais; • Desenvolver propostas que favoreçam o ensino aprendizagem da Língua Portuguesa e Literatura nos sistemas de ensino, incentivando a formação continuada e o desenvolvimento de pesquisa na área.
Professores, revisores, jornalistas, pedagogo e outros profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na área de Língua Portuguesa e Literatura, almejando o desenvolvimento pessoal e profissional.
A metodologia do curso será desenvolvida, basicamente, a partir de atividades teóricas e práticas, que contemplarão aulas expositivas, debates, estudos de casos, seminários, colóquios, e outras dinâmicas adequadas a cada momento pedagógico, que culminarão ao final do curso com a produção de um artigo científico.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (horas) EMENTA
Metodologia do Trabalho Científico 20 Fichamento, resenha, leitura e interpretação de texto. Organização do trabalho científico. Construção de referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisas. Observação sistemática e assistemática. Elaboração de projeto e artigo científico.
Didática e Metodologia do Ensino Superior 20 Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um “novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar (ENSINAGEM).
Literatura e Ensino 20 Literatura; História e História da Literatura. Finalidades do ensino da Literatura. O ensino da Literatura como elemento estruturador dos cânones. Reflexões acerca dos fatores envolvidos na afirmação canônica. Compreensão do elemento identidade nacional e seus vínculos com o ensino da literatura. O ensino como fator político. Prática do ensino da literatura.
Psicologia da Aprendizagem 40 A importância da aprendizagem na vida humana. Definindo aprendizagem. Processos características da aprendizagem. Elementos fundamentais da aprendizagem. Linhas teóricas de interpretação da aprendizagem.
Prática de Morfossintaxe 20 O que é Morfossintaxe; os estudos gramaticais; as unidades linguísticas e os níveis de análise; a classificação morfológica das palavras; critérios para a classificação das palavras; mecanismos mórficos/sintáticos para classificação das palavras; estudo da sintaxe; importância e campo de atuação da sintaxe; estrutura sintagmática do português; decomposição sintagmática; sintagmas autônomos e internos; estudo dos períodos simples e composto (frase/oração).
Leitura, Escrita e Intertextualidade: Repertórios 20 A partir da conceituação de intertextualidade, a disciplina visa examinar as diversas modalidades (citação, alusão, referência etc.) e formas (paródia, pastiche, transposição etc.) em que se apresenta o procedimento intertextual com especial destaque para a literatura para um norteamento das práticas de construção da leitura e da escrita.
Cultura, Literatura e outras Artes 40 Análise das relações dos diferentes textos, verificando o cruzamento de leituras e concebendo a literatura como um texto/signo entre muitos outros da expressão artística na comunidade humana em suas práticas culturais.
Gêneros Textuais 20 O conceito de texto na atualidade. A constituição da unidade textual, dos pontos de vista semântico e estrutural. Os componentes da textualidade: textualidade e autoria, textualidade e modalidade de língua, textualidade e condições de produção. Aspectos do ensino da textualidade na escola.
Literatura Brasileira 40 Estudo de obras referentes aos períodos quinhentistas, barroco, árcade e romântico. Brasil Colonial. Períodos: Barroco e Arcadismo: pressupostos ideológicos e filosóficos. Romantismo. Realismo, naturalismo, parnasianismo e simbolismo: principais características e contexto histórico desses períodos. Modernismo Brasileiro no seu primeiro e segundo momentos. Modernismo: estudo do contexto histórico, análise e interpretação da produção literária no Brasil a partir do terceiro momento.
Teorias Críticas da Literatura 20 Os gêneros literários: divisão e evolução. Caracterização segundo critérios intrínsecos e / ou extrínsecos. A teoria clássica e as teorias modernas do gênero. Trechos linguístico-estético concernente a cada gênero.
Linguística: Perspectivas Contemporâneas de Análise 20 O gerativismo. A sociolinguística. A linguística sociointeracional. A teoria da enunciação. A linguística sociocognitiva. Proporciona o estudo científico da linguagem: noções básicas. Língua e cultura. Teorias de Linguística que subsidiam o processo de ensino e aprendizagem da língua materna na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Linguística Formal e Linguística Funcional. Variação linguística. Língua Padrão. Atitudes e preconceitos linguísticos. Aquisição da língua. Competência comunicativa
Tecnologia Educacional 40 O que é tecnologia. A utilização de novas tecnologias no ambiente de trabalho. Melhoria do rendimento escolar com o uso da tecnologia. Controle e Avaliação de novas tecnologias.
Seminário de Pesquisa 40 Fundamentos metodológicos para elaboração do artigo. Elementos básicos constituintes do artigo. Manual de Normas da Instituição e ABNT. Brainstorm. Definição do tema de pesquisa e elaboração do artigo científico.
Trabalho de Conclusão de Curso - O trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração individual de um artigo científico, orientado por um professor do curso.
Total 360  
Faculdade São Luís de França
(79) 3214-6300