O curso oferece completa estrutura de ensino, composto por uma equipe de profissionais com excelente titulação acadêmica, sintonizados com o mercado de trabalho e, consequentemente, com o sistema educacional. As atividades práticas poderão ser realizadas no próprio ambiente de sala de aula da pós-graduação, da graduação e/ou até mesmo em instituições conveniadas.
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA (horas) | EMENTA |
Metodologia do Trabalho Científico | 20 | Fichamento, resenha, leitura e interpretação de texto. Organização do trabalho científico. Construção de referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisas. Observação sistemática e assistemática. Elaboração de projeto e artigo científico. |
Planejamento da Prática do Trabalho Pedagógico na Empresa | 20 | Programa de Treinamento. Importância da pedagogia na Empresa. Os cursos de capacitação e sua importância na busca de qualidade. |
Jogos Aplicados a Educação | 40 | Estudo das dimensões das dinâmicas, identidade cultural, da memória e ludicidade do movimento humano e sua relação com o jogo, as brincadeiras e as atividades lúdicas, enfocando os aspectos que envolvem o lúdico a partir do entendimento das teorias antropológicas, históricas, filosóficas, psicológicas e pedagógicas sobre o jogo, numa relação com a sua aplicabilidade metodológica nos distintos ambientes educacionais. Perspectivas teóricas, conceitos e concepções para o jogo e a brincadeira na educação. Resgate de jogos e brincadeiras tradicionais. |
Psicologia da Aprendizagem | 40 | A importância da aprendizagem na vida humana. Definindo aprendizagem. Processos características da aprendizagem. Elementos fundamentais da aprendizagem. Linhas teóricas de interpretação da aprendizagem. |
Legislação da Educação Brasileira | 20 | Política educacional brasileira; A trajetória da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Plano Nacional de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais; Legislação educacional brasileira. |
Educação Empreendedora | 40 | Através da conceituação básica do empreendedorismo, tratar a evolução histórica e conceituação visando traçar: O perfil empreendedor e intraempreendedor. O empreendedor e o mercado, identificando as oportunidades e o mercado consumidor. A importância da informação para o empreendedor. Conceitos de marketing para empreendedores. O planejamento e a criação de um novo negócio: O plano de negócios: Produtos e serviços, mercado e competidores, marketing e vendas, planejamento financeiro. Aspectos legais: Constituição jurídica e documentação. Entidades de apoio e fomento ao empreendedorismo no Brasil. |
Tecnologia Educacional | 40 | O que é tecnologia. A utilização de novas tecnologias no ambiente de trabalho. Melhoria do rendimento escolar com o uso da tecnologia. Controle e Avaliação de novas tecnologias. |
Prática de Ensino | 20 | Pedagógica no ensino superior. Orientação do processo de ensino-aprendizagem a partir da caracterização e da problematização da ação docente na prática efetiva em sala de aula. Criação de metodologias ativas e participativas para o processo de aprendizagem. |
Gestão Educacional | 40 | Concepções de organização e gestão educacional. Áreas de atuação e função dos agentes na gestão democrático-participativa. Competências profissionais para as práticas de gestão participativa. Gestão educacional e transformação social. A construção coletiva do ambiente de trabalho. Formação de professores, educação continuada e gestão das escolas. Plano de Ação como instrumento norteador das ações da gestão. |
Didática e Metodologia do Ensino Superior | 20 | Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um “novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar (ENSINAGEM). |
Pedagogia de Projetos Educacionais | 20 | Elementos conceituais, pressupostos e princípios da Pedagogia de Projetos. Os componentes envolvidos no planejamento, execução e avaliação de projetos. Elaboração de projetos de intervenção pedagógica no contexto educacional. |
Seminário de Pesquisa | 40 | Fundamentos metodológicos para elaboração do artigo. Elementos básicos constituintes do artigo. Manual de Normas da Instituição e ABNT. Brainstorm. Definição do tema de pesquisa e elaboração do artigo científico. |
Trabalho de Conclusão de Curso | - | O trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração individual de um artigo científico, orientado por um professor do curso. |
Total | 360 |