Faculdade São Luís de França

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.2

Gestão e Inovação Empresarial

Diferenciais do Curso

O curso oferece completa estrutura de ensino, composto por uma equipe de profissionais com excelente titulação acadêmica e sintonizados com o mercado de trabalho. As atividades práticas poderão ser realizadas no próprio ambiente de sala de aula da pós-graduação e/ou até mesmo nas empresas conveniadas à FSLF.

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação FSLF

Características

  • Carga Horária 360 horas
  • Periodicidade Um encontro semanal às sextas-feiras ou Um encontro mensal aos finais de semana (sábado e domingo)
  • Horário Sextas-feiras: das 18h às 22h OU Sábado e Domingo: 08h às 12h e das 13h às 18h
  • Local Faculdade São Luís de França - Aracaju
  • Investimento Matrícula + 20 parcelas de R$ 245,00
  • Benefício 10% de desconto para pagamentos efetuados até a data do vencimento. Descontos especiais para egressos do grupo Tiradentes e de empresas conveniadas.

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a FSLF

Informações do Curso

Objetivo Geral • Preparar profissionais para atuar com competência e habilidade no enfrentamento dos desafios inerentes ao mercado vigente, desenvolvendo a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar questões ligadas à gestão empresarial, como planejar e implementar ações de intervenção, baseadas na identificação e soluções de problemas organizacionais, de acordo com o escopo de atuação definido por cada empresa. Objetivos Específicos • Propiciar a reflexão sobre os principais desafios enfrentados pelas empresas na atualidade, relacionando teoria e prática para a tomada de decisões; • Conhecer e analisar as condições de um ambiente empresarial competitivo, a fim de propor ações e medidas em prol da adaptação e melhoria organizacional; • Desenvolver estratégias empresariais que promovam a satisfação do cliente interno e externo, e, a marca da organização como provedora de eficiência e qualidade; • Facilitar o desenvolvimento de habilidades pessoais inerentes ao mundo dos negócios, como comunicação empresarial, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, criatividade e liderança.
Administradores, executivos, profissionais liberais, consultores e os envolvidos em processo de transformação organizacional que desejam aplicar a gestão empresarial e suas ferramentas para atingir o sucesso.
A metodologia do curso será desenvolvida, basicamente, a partir de atividades teóricas e práticas, que contemplarão aulas expositivas, debates, estudos de casos, seminários, colóquios, e outras dinâmicas adequadas a cada momento pedagógico, que culminarão ao final do curso com a produção de um artigo científico.

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA (horas)

EMENTA

Metodologia do Trabalho Científico

20

Fichamento, resenha, leitura e interpretação de texto. Organização do trabalho científico. Construção de referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisas. Observação sistemática e assistemática. Elaboração de projeto e artigo científico.
Jogos de Empresas

20

Origem do jogo; evolução histórica dos jogos; O Jogo como disseminador cultural; aplicações; tipos de jogos. Vantagens; estruturando e aplicando os jogos em sala de aula; modelos e técnicas de ensino para auxiliar processo de tomada de decisões e potencialização da aprendizagem.
Criatividade e Inovação

20

Conceitos básicos de Criatividade e Inovação. Fundamentos da Resolução Criativa de Problemas. Estrutura e dinâmica do Pensamento Criativo. Ferramentas de Criatividade.
Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard

20

 Introdução ao planejamento. Conceituação básica. Características. Níveis de decisão. Tipos de planos: estratégico, tático e operacional. Políticas organizacionais. Conceitos de estratégia empresarial. Análise do ambiente interno: pontos fortes e fracos. Recursos empresariais. Análise do ambiente  externo: Ameaças e oportunidades. Balanced Scorecard. As quatro perspectivas do Balanced Scorecard. A construção do Mapa Estratégico. O Balanced Scorecard como o sistema de gestão da organização. A Liderança Executiva como o motor do processo de implementação do BSC. Dificuldades e ganhos com a implementação do Balanced Scorecard.
Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes

20

A gestão de pessoas nas organizações. O novo modelo de gestão de pessoas. A perspectiva social da constituição do indivíduo. Suprimento, treinamento e desenvolvimento. Recrutamento e seleção de pessoas. Orientação de pessoas. Modelagem de cargos e salários.  Avaliação de desempenho; recompensas. Manutenção de pessoas.  Abordagens contemporâneas da gestão de pessoas. Desenvolvimento de pessoas e equipes.
Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva

20

Conceito de inteligência competitiva e de variáveis envolvidas com a inteligência competitiva: dado-informação-inteligência-conhecimento. O processo de IC: gestão; estratégia de atuação da organização; necessidades de informação da organização; planejamento das necessidades de informação; coleta de informação; análise das informações. Gestão da informação e do conhecimento; integração entre gestão do conhecimento e inteligência competitiva.
Comunicação Empresarial e Endomarketing

20

Introdução à Comunicação; A comunicação como um setor integrado à estrutura organizacional e o seu funcionamento nas organizações em geral. Processo de Comunicação; A Comunicação nas Organizações; A comunicação no gerenciamento de crise. Plano de comunicação.   Os desafios com o advento das novas tecnologias de comunicação; Novas formas de relacionamento midiático. Endomarketing.
Gestão de Marketing e Pesquisa de Mercado

20

Conceituar marketing. Tipos, níveis e orientações; O ambiente mercadológico, suas interferências e inter-relacionamentos. Clientes e mercados. Processo de compra, a tomada de decisão. Mercado, segmentação, produtos, serviços, propaganda, promoção e publicidade. Infomarketing. Marketing Pessoal.
Gestão da Qualidade

20

Excelência na Gestão. Sistemas  de  Gestão da Qualidade com base na ISSO 9001:00(incluindo PDCA, macrofluxo e medição da eficácia). Sistemas de Gestão de SMS (Segurança Meio Ambiente e Saúde) com base nas normas ISO 14001; BS-8800 e OSHAS 18001 E 5S.
Legislação Trabalhista

20

Princípios inerentes de Direito do Trabalho: Empregado. Conceito.  Empregador. Contrato de Trabalho.  Estabilidade provisória no emprego.  Remuneração e Salário; Características do Salário; Equiparação Salarial ou desvio de função; Transferência de Empregado; Assédio Moral e suas consequências no contrato individual do trabalho; Dissolução do contrato de trabalho.
Gestão de Conflitos

20

Consequências da falta de controle sobre os conflitos organizacionais. A interdependência dos atores organizacionais como fonte de conflito; os efeitos da comunicação negativa devido a posturas e estilos de comunicação com linguagens conflitivas e da comunicação positiva; linguagem colaborativa. Administração e gestão de conflito. Tipos de conflitos nas organizações. Estratégias para a resolução de conflitos. Conceitos e princípios de negociação. A Teoria dos Jogos. Etapas de uma negociação. O processo de negociação.
Contabilidade para Executivos

20

Contabilidade e o conjunto das demonstrações econômico-financeiras. Balanço: significado das contas do ativo, passivo e patrimônio líquido. Variações no patrimônio líquido: receita despesa e resultado. Processo contábil: contas (plano de contas). Tópicos especiais na determinação das demonstrações financeiras.: contas a receber, contas a pagar, avaliação de estoques., ativo imobilizado e a depreciação ou amortização, operações financeiras, as contas do patrimônio líquido. Demonstração do Resultado do Exercício- DRE, Demonstração de Lucro e Prejuízo Acumulado-DLPA, Demonstração de Fluxo de Caixa-DFC e Demonstração do Valor Adicionado–DVA.
Administração Financeira

20

Avaliação da empresa: financeira e econômica. Custo de capital. Política de dividendos. Administração de caixa e títulos negociáveis. Fontes de financiamento: ações ordinárias e preferenciais. Alavancagem financeira. Ponto de equilíbrio das operações. Orçamento.
Operações e Logística

20

As estratégias e a eficiência das operações como diferencial competitivo. O conhecimento necessário ao desenvolvimento, organização, planejamento e controle das operações e processos produtivos. Fundamentos de Logística. A logística como ferramenta de competitividade. Planejamento e atividades logísticas. Just in Time – JIT. Supply Chain Management – SCM. Efficient Consumer Resonse – ECR e ferramentas de TI para aplicação em logística. Canais de distribuição.
Empreendedorismo e inovação

40

Inovação: definições, estratégias, mensuração e fontes. Empreendedorismo. Características empreendedoras. O processo empreendedor e o ciclo de vida das organizações. Negócios tradicionais e negócios de base tecnológica.  Tipos de inovação. O plano de negócio: o modelo CANVAS. Sistema nacional de inovação. Ambientes de inovação: incubadoras de empresas, parques tecnológicos e núcleos de inovação tecnológica. Redes de cooperação. Fontes de financiamento para tecnologia, inovação e gestão.
Seminário de Pesquisa

40

Fundamentos metodológicos para elaboração do artigo. Elementos básicos constituintes do artigo. Manual de Normas da Instituição e ABNT. Brainstorm. Definição do tema de pesquisa e elaboração do artigo científico.
Trabalho de Conclusão de Curso

-

O trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração individual de um artigo científico, orientado por um professor do curso.
Total

360

 

Faculdade São Luís de França
(79) 3214-6300