Faculdade São Luís de França

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.2

Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional

Diferenciais do Curso

O curso oferece completa estrutura de ensino, composto por uma equipe de profissionais com excelente titulação acadêmica e sintonizados com o mercado de trabalho. As atividades práticas poderão ser realizadas no próprio ambiente de sala de aula da pós-graduação, bem como nas empresas conveniadas à FSLF. Além disso, o curso conta com excelente infraestrutura com salas de aulas equipadas com projetores multimídia de última geração e wi-fi ilimitado, laboratórios de informática com softwares atualizados e bibliotecas com uma grande quantidade de livros físicos e eletrônicos.

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Características

  • Carga Horária 360 horas
  • Periodicidade Um encontro semanal às sextas-feiras ou Um encontro mensal aos finais de semana (sábado e domingo)
  • Horário Sextas-feiras: das 18h às 22h OU Sábado e Domingo: 08h às 12h e das 13h às 18h
  • Local Faculdade São Luís de França - Aracaju
  • Investimento Matrícula + 20 parcelas de R$ 245,00
  • Benefício 10% de desconto para pagamentos efetuados até a data do vencimento. Descontos especiais para egressos do grupo Tiradentes e de empresas conveniadas.

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Informações do Curso

Objetivo Geral • Preparar profissionais para atuarem na Gestão de Pessoal, implementando ações organizadas, baseadas na identificação de problemas, análises e indicadores, recrutamento e seleção, planejamento e desenvolvimento de intervenções estratégicas, de acordo com o escopo definido por cada empresa. Objetivos Específicos • Desenvolver conhecimentos teórico-práticos, habilidades e ferramentas que possam auxiliar a análise de problemas gerenciais, subsidiando a tomada de decisão e a eficaz implementação de projetos; • Desenvolver habilidades referentes à gestão estratégica em Recursos Humanos; • Desenvolver habilidades de planejamento e coordenação de processos de melhoria da gestão. • Propiciar uma formação gerencial com foco no desenvolvimento de competências essenciais para atuar no setor pessoal e na consultoria de Gestão de Pessoas.
Administradores, executivos, contadores, psicólogos, economistas, pedagogos e demais profissionais que atuam ou desejam ingressar na área de Gestão de Pessoas.
A metodologia do curso será desenvolvida, basicamente, a partir de atividades teóricas e práticas, que contemplarão aulas expositivas, debates, estudos de casos, seminários, colóquios, e outras dinâmicas adequadas a cada momento pedagógico, que culminarão ao final do curso com a produção de um artigo científico.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (horas) EMENTA
Metodologia do Trabalho Científico 20 Fichamento, resenha, leitura e interpretação de texto. Organização do trabalho científico. Construção de referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisas. Observação sistemática e assistemática. Elaboração de projeto e artigo científico.
Jogos de Empresas 20 Origem do jogo; evolução histórica dos jogos; O Jogo como disseminador cultural; aplicações; tipos de jogos. Vantagens; estruturando e aplicando os jogos em sala de aula; modelos e técnicas de ensino para auxiliar processo de tomada de decisões e potencialização da aprendizagem.
Criatividade e Inovação 20 Conceitos básicos de Criatividade e Inovação Fundamentos da Resolução Criativa de Problemas Estrutura e dinâmica do Pensamento Criativo Ferramentas de Criatividade
Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard 20  Introdução ao planejamento. Conceituação básica. Características. Níveis de decisão. Tipos de planos: estratégico, tático e operacional. Políticas organizacionais. Conceitos de estratégia empresarial. Análise do ambiente interno: pontos fortes e fracos. Recursos empresariais. Análise do ambiente  externo: Ameaças e oportunidades. Balanced Scorecard. As quatro perspectivas do Balanced Scorecard. A construção do Mapa Estratégico. O Balanced Scorecard como o sistema de gestão da organização. A Liderança Executiva como o motor do processo de implementação do BSC. Dificuldades e ganhos com a implementação do Balanced Scorecard.
Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes 20 A gestão de pessoas nas organizações. O novo modelo de gestão de pessoas. A perspectiva social da constituição do indivíduo. Suprimento, treinamento e desenvolvimento. Recrutamento e seleção de pessoas. Orientação de pessoas. Modelagem de cargos e salários.  Avaliação de desempenho; recompensas. Manutenção de pessoas.  Abordagens contemporâneas da gestão de pessoas. Desenvolvimento de pessoas e equipes.  
Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva 20 Conceito de inteligência competitiva e de variáveis envolvidas com a inteligência competitiva: dado-informação-inteligência-conhecimento. O processo de IC: gestão; estratégia de atuação da organização; necessidades de informação da organização; planejamento das necessidades de informação; coleta de informação; análise das informações. Gestão da informação e do conhecimento; integração entre gestão do conhecimento e inteligência competitiva.
Comunicação Empresarial e Endomarketing 20 Introdução à Comunicação; A comunicação como um setor integrado à estrutura organizacional e o seu funcionamento nas organizações em geral. Processo de Comunicação; A Comunicação nas Organizações; A comunicação no gerenciamento de crise. Plano de comunicação.   Os desafios com o advento das novas tecnologias de comunicação; Novas formas de relacionamento midiático. Endomarketing.
Gestão de Marketing e Pesquisa de Mercado 20 Conceituar marketing. Tipos, níveis e orientações; O ambiente mercadológico, suas interferências e inter-relacionamentos. Clientes e mercados. Processo de compra, a tomada de decisão. Mercado, segmentação, produtos, serviços, propaganda, promoção e publicidade. Infomarketing. Marketing Pessoal.
Comportamento Organizacional 20 Fundamentos de comportamento organizacional. Fatores individuais e suas influências nos comportamento. Fatores organizacionais e suas influências nos comportamento dos grupos e individuais. Comportamentos organizacionais: conceitos e teorias, visão estratégica e sistêmica, facetas micro (motivação, percepção, comunicação, dinâmica de grupos, liderança) e macro (estrutura organizacional cultura e ambiente, aplicação nas organizações contemporâneas). Temas contemporâneos sobre comportamento nas organizações.
Legislação Trabalhista 20 Princípios inerentes de Direito do Trabalho: Empregado. Conceito.  Empregador. Contrato de Trabalho.  Estabilidade provisória no emprego.  Remuneração e Salário; Características do Salário; Equiparação Salarial ou desvio de função; Transferência de Empregado; Assédio Moral e suas consequências no contrato individual do trabalho; Dissolução do contrato de trabalho.
Gestão de Conflitos 20 Consequências da falta de controle sobre os conflitos organizacionais. A interdependência dos atores organizacionais como fonte de conflito; os efeitos da comunicação negativa devido a posturas e estilos de comunicação com linguagens conflitivas e da comunicação positiva; linguagem colaborativa. Administração e gestão de conflito. Tipos de conflitos nas organizações. Estratégias para a resolução de conflitos. Conceitos e princípios de negociação. A Teoria dos Jogos. Etapas de uma negociação. O processo de negociação.  
Rotinas do Setor de Pessoal 40 Admissão e demissão. Contrato de emprego. Jornada de trabalho. Folha de pagamento: salário, remuneração, adicional e encargos sociais. Hora-extra. Adicional noturno. Férias. Adicional de férias. Gratificação natalina. Faltas no trabalho. Trabalho em turnos. 13º salário. Formalização de advertências e suspensões.
Gestão de Saúde e Qualidade de Vida 20 Conceitos de sistemas e qualidade de vida no trabalho, saúde do trabalhador, segurança e ambiente empresarial; modelos de gestão integrada; cultura e clima organizacional. Gerenciamentos de riscos ambientais e clima organizacional.
Coaching e Mentoring como ferramenta na Gestão de Pessoas 20 Conceitos de Coaching e liderança. Ganhos do Coaching como estilo de Liderança. Diferenciação e Comparação de Modelos de Gestão. Correlação de Modelos de Liderança e Coaching. Comunicação de Liderança. Feedback e desenvolvimento. A efetividade racional do Líder. Diferenciais cognitivos na resposta ao stress e adversidades. Desenvolvimento de resiliência. Estrutura de liderança do líder-coach
Indicadores na gestão de pessoas 20 Conceito. Objetivo. Criação de indicadores. Utilização de indicadores na gestão de pessoas. Mapeamento de indicadores. Principais indicadores: custo (do treinamento, da rotatividade, da admissão, do desligamento, da seleção); treinamento (desempenho dos colaboradores frente ao treinamento ofertado, retorno), turnover; absenteísmo. Gerenciamento dos indicadores e seus impactos na organização.
Seminário de Pesquisa 40 Fundamentos metodológicos para elaboração do artigo. Elementos básicos constituintes do artigo. Manual de Normas da Instituição e ABNT. Brainstorm. Definição do tema de pesquisa e elaboração do artigo científico.
Trabalho de Conclusão de Curso - O trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração individual de um artigo científico, orientado por um professor do curso.
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