Faculdade São Luís de França

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.2

Atendimento Educacional Especializado e Inclusão no Contexto Escolar / AEE

Diferenciais do Curso

Parcerias com instituições que trabalham com a educação inclusiva, servindo de práticas laboratoriais fora do ambiente da sala de aula. Professores gabaritados em atendimento educacional especializado. O pós-graduando é orientado a elaborar planos de atendimento a partir do reconhecimento do tipo da deficiência e das habilidades existentes; fomenta a práxis por meio das tecnologias assistivas no processo de inclusão da pessoa com deficiência.

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Características

  • Carga Horária 360 horas
  • Periodicidade Um encontro semanal às sextas-feiras ou Um encontro mensal aos finais de semana (sábado e domingo)
  • Horário Sextas-feiras: das 18h às 22h OU Sábado e Domingo: 08h às 12h e das 13h às 18h
  • Local Faculdade São Luís de França - Aracaju
  • Investimento Matrícula + 20 parcelas de R$ 235,00
  • Benefício 10% de desconto para pagamentos efetuados até a data do vencimento. Descontos especiais para egressos do grupo Tiradentes e de empresas conveniadas.

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Informações do Curso

Objetivo Geral • O curso Objetiva favorecer aos profissionais da área da educação: professores da sala regular, das salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado), gestores, entre outros, discussões capazes de subsidiá-los em práticas pedagógicas que contribuam com a inclusão, com o desenvolvimento, autonomia e aprendizagem da pessoa com deficiência. Objetivos Específicos • Proporcionar a compreensão do papel do professor do Atendimento Educacional Especializado e sua relação com diversas deficiências no contexto escolar; • Elaborar os planos de Atendimento a partir do reconhecimento do tipo da deficiência e as habilidades existentes; • Identificar, elaborar, produzir e organizar recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias, considerando o tipo da deficiência de forma a construir um plano de atuação conforme a necessidade apresentada; • Compreender a importância das tecnologias assistivas no processo de inclusão da pessoa com deficiência e o AEE.
Licenciados e Pedagogos que possam atuar na educação básica.
A metodologia do curso será desenvolvida, basicamente, a partir de atividades teóricas e práticas, que contemplarão aulas expositivas, debates, estudos de casos, seminários, colóquios, e outras dinâmicas adequadas a cada momento pedagógico, que culminarão ao final do curso com a produção de um artigo científico.
 

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA (horas)

EMENTA

Metodologia do Trabalho Científico

20

Fichamento, resenha, leitura e interpretação de texto. Organização do trabalho científico. Construção de referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisas. Observação sistemática e assistemática. Elaboração de projeto e artigo científico.
Didática e Metodologia do Ensino Superior

20

Discutir as exigências atuais para atuação docente superior; reconstruir uma breve trajetória da gênese histórica da Didática; debater os aspectos multidimensionais da Didática e Metodologia do Ensino; refletir sobre a identidade, a mediação e os saberes produzidos no espaço de formação e atuação docente; analisar as finalidades da docência superior; discutir o papel dos professores (AÇÃO) em confluência com os modelos ideológicos; lançar um “novo olhar” sobre as perspectivas do processo de aprender-ensinar (ENSINAGEM).
Atendimento Educacional Especializado (AEE)

40

Atendimento Educacional especializado (AEE); formação de profissionais no AEE; estratégias de atendimento; inclusão de alunos com deficiência na escola comum; sala de recursos multifuncionais.
AEE na Deficiência Sensorial I (Pessoa com Surdez)

40

Educação escolar inclusiva para pessoas com surdez; O atendimento educacional especializado para os alunos com surdez: uma proposta inclusiva -   momento didático-pedagógico voltado para o ensino da língua portuguesa /da libras/ em libras; o papel do intérprete educacional.
AEE na Deficiência Sensorial lI (Deficiência Visual)

40

Fundamentos Histórico e Teórico do Atendimento Educacional para DV, Causas da Cegueira, Sistema Braille, Sorobã, orientação e mobilidade, Recursos pedagógicos e tecnologia assistiva para o deficiente visual.
AEE na Deficiência Física (DF)

20

As causas deficiência física, a contribuição das tecnologias assistivas no processo ensino aprendizagem da pessoa com deficiência Física, a contribuição do Atendimento Educacional Especializado no processo de inclusão da pessoa com deficiência física e as adequações de recursos educacionais.
AEE na Deficiência Múltipla e na Surdocegueira

20

Surdocegueira; formação de profissionais no atendimento educacional especializado; estratégias de comunicação. Oficinas pedagógicas.
AEE e Altas Habilidades

20

Capacidade e Talento – História; Definições; Principais Teorias; Mitos e Preconceitos; A Invisibilidade do Aluno Talentoso, Processos de IdentificaçãoCaracterísticas comportamentais e suas implicações na aprendizagem e o Atendimento Educacional Especializado e o aluno com Altas Habilidades.
AEE na Tecnologia Assistiva

40

Acessibilidade e ajudas técnicas em educação. Tecnologia Assistiva. Adequação ambiental para pessoas com deficiência.
AEE na Deficiência Intelectual (DI)

40

Introdução. História, Conceito, Etiologia. Caracterização e Classificação das Deficiências. Abordagens: Psicanalítica e a Epistemologia Genética Para Deficiência Intelectual. Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão. Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a Avaliação. Atividades Físicas e Fatores de Risco de Doenças. A Terminalidade Específica e a Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.
Transtorno do Espectro Autista- TEA

20

Introdução ao conceito de TEA. As Classificações oficiais: DSM-V, CID-10. Os diferentes enfoques teóricos. A Legislação Vigente. Ações governamentais dirigidas à formação de profissionais da educação com a finalidade de aumentar a qualidade aos alunos com TEA. Programas de Intervenção e discussão sobre o processo de Inclusão. Adequações curriculares no enfoque do Plano de atendimento Individualizado – PAI, mediante a análise do Estudo de Caso.
Seminário de Pesquisa

40

Fundamentos metodológicos para elaboração do artigo. Elementos básicos constituintes do artigo. Manual de Normas da Instituição e ABNT. Brainstorm. Definição do tema de pesquisa e elaboração do artigo científico.
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

-

O trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração individual de um artigo científico, orientado por um professor do curso.
Total

360

 

 

Coordenação

Cassio Roberto C. de Menezes   E-mail: cassio@fslf.com.br Telefone: (79) 99935-5247 Graduado em Administração. Especialista em Docência e Tutoria do Ensino à Distância. Mestre em Administração. Doutorando em Propriedade Intelectual. Coordenador Acadêmico da Faculdade São Luís de França. http://lattes.cnpq.br/8605783635161814
Faculdade São Luís de França
(79) 3214-6300